Notícias:
Nova Petrópolis prepara uma festa digna do seu título de Jardim da Serra Gaúcha com o relançamento do Frühlingsfest, o Festival da Primavera. A Festa da Primavera que já acontecia na cidade nos anos de 1990, agora ressurge com o objetivo de instrumentalizar a comunidade a fazer de Nova Petrópolis o Jardim da Serra Gaúcha em qualquer época do ano.
De 7 a 16 de outubro, comunidade e visitantes poderão conferir o que há de melhor na área de flores e paisagismo, atividades que tanto eram valorizadas pelos imigrantes alemães que colonizaram Nova Petrópolis. Durante os dez dias do evento, a Rua Coberta, o Parque Aldeia do Imigrante e o Centro de Eventos serão palco de exposições, vendas de flores e serviços de paisagismo, workshops, concurso de fotografia e de jardins, visitação a jardins urbanos e rurais, gastronomia com flores comestíveis e apresentações culturais.
Para capacitar a comunidade, convidá-los a participar do evento e incentivá-los a cultivar jardins em suas residências, serão oferecidas noções básicas de jardinagem em um clico de oficinas, ministradas por profissionais da área de paisagismo e floricultura, a partir da primeira quinzena de junho.
Três tipos de oficinas estão previstas para acontecerem aos sábados, em local ainda a definir. Oficinas de introdução a jardinagem com as principais características dos solos, jardins, plantas e instrumentos, oficina de prática de manutenção de jardins com técnicas de manejo de plantas, adubos e variações de clima e a oficina de projeto, desenvolvimento e valorização de jardins com técnicas de iluminação, combinação de plantas e composições estão sendo preparadas por profissionais altamente qualificados de Nova Petrópolis.
Entre os profissionais que irão instrumentalizar a comunidade de Nova Petrópolis para que eles possam valorizar pátios e varandas de apartamentos com técnicas de jardinagem, estão: o Eco-Arquiteto Carlos A. Menz e a paisagista Olir de Menz da Villa da Cor, o doutor em paisagismo Toni Backes, o técnico em paisagismo e professor da Escola Bom Pastor, José Francisco Benetti, o técnico em paisagismo e meio ambiente Maiquel Scherer, e o mestre em produção de plantas ornamentais, Daniel Hesse, da Floricultura Úrsula.